Wednesday, January 8, 2014

O Vermelho e o Negro


 (Este é um livro sobre o triunfo e a queda dos lindinhos.)



O livro relata as peripécias de Julien Sorel, um jovem de classe baixa seduzido por fortes ideais políticos e românticos que, de um momento para o outro, se vê envolvido num novo meio social que lhe permite vislumbrar a possibilidade de saciar tanto o seu orgulho como as suas ambições.

As aventuras e desventuras do jovem envolvem duas mulheres tão diferentes como o vinho da água. Confesso que dificilmente consegui simpatizar verdadeiramente com qualquer uma das personagens criadas por Stendhal, mas o estilo de escrita (ah, os franceses) é inegavelmente elegante e bonito. As emoções, tão puras quanto fugazes, são retratadas com a maior das intensidades e por vezes com algum humor à mistura. Quase todos os intervenientes da obra parecem por vezes mais apaixonados pela poesia das suas acções do que pelas acções em si.

O vermelho e o Negro com o seu sentido de humor satírico não falhou em me fazer rir e eventualmente comecei a sentir algum carinho por Julien e as suas amadas. Não é um livro aborrecido, isso é certo pois só larguei quando o terminei. Foi a primeira obra que li de Stendhal e já anseio por uma segunda.

1 comments:

Julien said...

Muito Bom gosto a Srª.

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails