Friday, October 29, 2010

Provavelmente já falei anteriormente disto aqui

Nunca deixa de me surpreender a naturalidade com que os acontecimentos se desenrolam em Before Sunrise (Antes do amanhecer).

E sempre que revejo o filme chego constantemente a esta mesma conclusão:  o romance morreu nos anos 90. 

O romance começou a desintegrar-se com o uso desenfreado de telemóveis, de redes sociais e com a consequente facilidade com que hoje em dia se acede a outra pessoa. É como se fossemos todos livros abertos com pernas a passear pelas ruas. São fomentados relacionamentos efémeros e é promovida uma avaliação superficial (regida pela lei do menor esforço) a uma ou outra pessoa que tenha suscitado interesse ao avaliador.

Mas o pior, na minha opinião, é que tudo isto se passa sem se estar frente a frente, sem serem percepcionados tiques, expressões faciais ou reacções perfeitamente espontâneas. A espontaneidade está por um fio e a impessoalidade impera cada vez mais, disfarçada através de códigos que sugerem, ou inventam, uma proximidade que na realidade não existe. 


Isto vindo de uma anti-social até é estranho não é? Mas ser anti-social é como usar o Windows em vez do Linux, apesar de o Linux ser eficaz toda a gente prefere o Windows.

O miúdo estranho vai ser sempre o miúdo estranho por mais que nas BDs e nos filmes ele seja disfarçadamente o miúdo fixe e, esporadicamente, até tenha super-poderes.

Se o Before Sunrise decorresse em 2010, a Céline e o Jesse acabavam como Facebook friends.

6 comments:

Darkangus said...

Hoje em dia sermos reais no face a face não é o que é aceite, dá-se preferência às aparências e ao que está a vista de todos. O que é único e verdadeiro nosso é completamente descartado.

É por isso que eu prefiro viver na minha realidade, construída por leis de antigamente em que se anseia por estar perto, falar, observar, partilhar e onde a o contacto físico de um abraço ou um beijo faz a verdadeira ponte entre o nosso eu...

Lol já sabes como eu sou, and old man in a digital world...

Snow said...

We need more old men in this digital world hehe.

Darkangus said...

No one likes this type of men anymore... =P

Loot said...

Adoro este filme, aliás quem não adora?

Acho que mesmo que os dois tivessem facebook não o tinham partilhado. Não quiseram ter qualquer tipo de contacto daí nem um telefone ou uma morada apontaram. Agora se tivessem facebook quando ela falha o encontro que combinaram de certeza que se tinham procurado e avisado. No fundo podia ser melhor podiam ter ficado logo juntos e não ter de esperar 7 anos pelo reencontro em before the sunset :P

Eu acredito que romance ainda não está morto. É verdade que mudou com o mudar dos tempos, mas ainda podemos apanhar um comboio de mochila às costas e ficar surpreendidos com o que podemos encontrar :)

Snow said...

Os diálogos são incríveis de tão reais que são, consigo-me ver no mesmo tipo de situações e a dizer coisas semelhates.

Aquilo passou-se em 1994, a mentalidade era diferente, agora o primeiro instinto é pegar no telemóvel e apontar isto ou aquilo. Hoje em dia tanto o mistério como a intensidade emocional de certos instantes fazem-se sentir cada vez menos.

Sinceramente acho mesmo que o romance foi morrendo nos 90's e, como eu costumo dizer: what is important nowadays is not the moment but the picture of that moment.

Eu gosto mais do segundo filme do que do primeiro (não muito mais) e não acredito que tenham ficado juntos, acho que cada um lá voltou à sua vida. =p

Loot said...

Ainda há pessoas analógicas num mundo digital e o romance não morreu, mudou. É o que acredito, mas sou um romântico lol.

Eu gosto mais do primeiro, nem senti necessidade de continuação quando o vi. Mas passado 7 anos lá veio o 2 e felizmente foi uma bela continuação.
Quanto a não ficarem juntos, talvez, mas ele perdeu o avião e todos sabemos porquê :)

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails