Thursday, December 2, 2010

Kids

Só hoje, 15 anos depois de ter saído, é que vi o "Kids" de Larry Clark. Gostei, especialmente porque acho que é o filme de adolescentes mais realista que alguma vez já vi (claro que sofre de um ligeiro exagero, mas nada de absurdo). A maneira como aborda comportamentos e doenças (o “mítico” HIV) é bastante credível. Ainda mais credíveis são os diálogos que as diversas personagens têm entre si e os maneirismos que cada uma delas deixa transparecer. São tão autênticos que certas cenas quase parecem impecáveis improvisos. 

O filme data de 1995 e acompanha principalmente Telly (Leo Fitzpatrick), um adolescente portador do vírus HIV que só pensa em foder virgens. É um filme cru (com um formato ligeiramente semelhante ao de um documentário), mas vale a pena a hora e meia que dura.


"When you're young, not much matters. When you find something that you care about, then that's all you got. When you go to sleep at night you dream of pussy. When you wake up it's the same thing. It's there in your face. You can't escape it. Sometimes when you're young the only place to go is inside. That's just it - fucking is what I love. Take that away from me and I really got nothing.”
Telly

12 comments:

Loot said...

Humm isto há coincidências, acho que foi ontem que alguém perguntou sobre este mesmo filme num grupo de bloggers cinéfilos do facebook.

Bem vi-o na altura que saiu ou próximo, ou seja, já lá vão mais de 10 anos lol. Mas do que me lembro de ver na altura gostei. Gosto dos filmes do Larry Clark acho que vale a pena conhecê-los.

T said...

Achaste realista, a sério? Eu achei propositadamente exagerado no sentido negativo, de forma a passar a mensagem.

Snow said...

sinceramente achei realista sim, os diálogos e comportamentos são extremamente familiares. Só que também achei que juntaram todas as loucuras que uma carrada de adolescentes poderia fazer num dia só (isso foi exagerado mas acho que era essa a intenção) e nem o quase assassínio de um outro puto escapou (o que para mim foi a parte mais parva do filme). mas o desempenho das personagens é fantástico, eu encontrei pessoas assim enquanto adolescente, acho que o realizador captou o espírito teen de uma maneira excelente.

Snow said...

Loot, não fui eu hehe.

Loot said...

Não sei se acredito :P

Na altura em que vi este filme vi também o Trainspotting e confesso que este segundo ofuscou completamente este. Trainspotting é outra liga de filmes, muito mais memorável :)

Snow said...

Pois, mas agora já estás a ser injusto, o Trainspotting ofuscaria qualquer filme que viesse antes dele (já agora o Danny boyle é um dos meus realizadores favoritos, o homem consegue fazer um filme sobre qualquer coisa).

Loot said...

Não é injusto é realista :P

Sobre droga, mas num género totalmente diferente do Trainspotting o Requiem for a Dream é um dos meus filmes preferidos.

Quando ao Danny Boyle gosto bastante, mas há muitos outros que me dizem mais como Cronemberg.

Já ouviste falar do novo filme dele (Boyle)?
http://www.youtube.com/watch?v=D5I7rBpWmfE&feature=fvsr

Descobri-o ontem e a música final do trailer é lindíssima claro e eles vêm cá em Fevereiro os Band of Horses :D

Snow said...

Disseste Cronemberg e o Naked Lunch veio-me logo à cabeça hehe!(acho que foi ainda esta semana que passou um episodio dos simpsons em que o filme era mencionado, foi uma cena tão cómica, pena ter sido eu a única a rir-me.) Sim ele é excelente, também acho que já devo ter visto todos os filmes do senhor (talvez me falte algum dos mais antigos).

E yep, já tinha visto o trailer e acho que vai ser bom (e mesmo que não seja eu vou vê-lo na mesma ao cinema).

Bando of Horses vem cá? Lisboa ou Porto? Ou ambos? Adoro a banda.

Loot said...

Lisboa 7 fev é a uma segunda :S

Já agora, já vi misfits, claro que não iam desperdiçar um poder tão bom como o do teletransporte eheh.
E pronto o simon conseguiu cumprir o seu plano ou assim espera. Já só faltam 2 :(
Ah e eu gosto do GTA, joguei um bocado o 1º e era muito divertido.

tadeu said...

nunca é tarde para tais descobertas. na altura foi a exposição foi boa para o "filme do fotógrafo".
depois ele reaparece com temáticas semelhantes, mas a filmografia do larry clark perde um pouco o interesse.
melhor coisa do filme: a descoberta de chloe sevigny

_GoDsHanD_ said...

Acho que vou começar a comentar os teus posts a partir daqui.

Já agora, gosto sempre dos teus posts.

Aqui vai a minha opinião sobre este filme que o vi quando tinha 12 ou 13 anos e só mtos mais anos quando entrei para realização é que o voltei a rever.
Dizer que este filme tem cenas exageradas, é no minimo, exagero. :P É só ver o gummo e realmente perceber que se calhar, mas se calhar a juventude no outro lado do atlantico é muito mais "avariada" do que pensamos.
E digo já... o Gummo é muito mas mm muito mais pesado.
Este filme foi um marco na minha infancia e mostra a juventude de uma outra cultura MTO diferente da nossa com um olhar frio e cruel.

Sobre os outros filmes deste realizador, como Ken Park, Wassup rockers ou o bully percebe que o seu olhar mais sincero e melhor obra foi mesmo no Kids.

Bully - Recomendo por ser uma Historia Veri.
Wassup Rockers - é apenas horrivel. bem que ele podia ter ficado com o trabalho de fotografia só

http://museum.icp.org/museum/exhibitions/larry_clark/skaters.html

Ken Park - Ridiculo

Snow said...

Pois, teres visto “kids” com 12/13 anos deve ter sido grande experiencia. Este foi o único filme que vi do Larry Clark por isso para já estou com uma boa impressão dele (que promete desvanecer-se rapidamente).

O Gummo interessou-me, vou tratar de o arranjar :D

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails