Saturday, December 14, 2013

Deixa a meio

A esperança dos tolos


As noites quentes de Outono, tão raras nos dias que correm, acolhem os tolos que sagazmente as percorrem. Dentro dos corpos, o sangue vai esfriando pois não há noite que o aqueça. Dois vultos caminham próximos um do outro de modo a que estranhos saibam que estes caminham juntos na mesma direcção, mas não próximos o suficiente para que se lhe adivinhe a proximidade amorosa. É a inconsequente natureza que revela desrespeitosamente vestígios humanos de amor. Amor esse que varia de gato para cão.
O homem, avermelhado, adoentado, ciente do seu poder, deixa-se cair em amena indiferença enquanto a mulher que o acompanha teima em esbracejar e vociferar, aparentemente incansável. Falta de tacto. Cada um, a seu jeito, defende teimosamente a veracidade do sentimento alheio. Neste pacto evidentemente destrutivo, o homem, à vista armada e desarmada está claramente a ganhar.
Um gato, interesseira criatura, salta do terreiro dos vizinhos e cruza-se no caminho do reticente casal. Roça-se nas pernas da mulher que, incomodada, o enxota. O gato, teimosa criatura, não se deixa desencorajar e roça-se agora nas pernas do homem que, facilmente rendido, se propõe de imediato a fazer-lhe festas no cachaço. Animado e bonacheirão, o gato, reconhecido especialista nas artes do lazer, de imediato começa a miar e a ronronar, encorajando o homem a agachar-se no meio da rua de forma a que todas as suas fugazes necessidades afectivas sejam de imediato satisfeitas. Consolado, este estende-se no chão alheio a quem pertencem as mãos que o afagam.
A estas mãos está ligado um braço, que termina triunfalmente num ombro jovem e bem delineado. Um pescoço segura de forma invulgarmente delicada um perfil de homem, de olhos postos na pequena criatura parda que se roça com o seu pelo macio debaixo dos seus dedos e mãos fortes. As pestanas longas suavizam qualquer possível maldade que o rosto possa ocultar e os lábios grossos e sensuais estão cerrados num permanente sorriso ausente.

E depois aborreci-me.

0 comments:

Post a Comment

Related Posts with Thumbnails